IP Telecom implementa solução IoT de gestão inteligente de Data Centers com a Schneider Electric

Corporativo
Sistemas de informação
  • IP Telecom implementa solução IoT de gestão inteligente de Data Centers com a Schneider Electric

Solução IoT de gestão inteligente de Data Centers

A IP Telecom e a Schneider Electric desenvolverem e implementaram uma plataforma de gestão operacional para monitorização de consumos de energia e condições ambientais, bem como de gestão técnica de equipamentos de suporte aos 3 Data Centers, sediados em Portugal, baseado no seu Sistema de Gestão, garantindo um aumento dos níveis de eficiência, utilizando automação e tecnologias decisivas na persecução da diferenciação no setor.

Este Sistema de Gestão incorpora um sistema de monitorização capaz de disponibilizar indicadores chave (KPI), em tempo real, nomeadamente: índices de eficiência dos Data Centers (PUE), temperaturas máximas e médias, repartição de consumos de energia, monitorização dos ativos de suporte, entre outras.

IP Telecom

 

A solução EcoStruxure Building é suportada por três aplicações de software com funcionalidades complementares. As aplicações de software instaladas são o EcoStruxure Data Center Expert, EcoStruxure Power Monitoring e o EcoStruxure Building Operation. O EcoStruxure Data Center Expert tem como objetivo a recolha de dados por comunicação SMMP de todos os equipamentos de TI, tais como UPS, PDU, NetBotz e ATS. O EcoStruxure Power Monitoring recolhe informação das centrais de medida, como Power Tag e iEM3000, e também recolhe dados sobre a qualidade da energia, utilizando a tecnologia ION e os analisadores de energia PM8000.

Com a instalação alargada de vários sensores IoT e instaladas pela Schneider Electric, a IP Telecom recebe informação em tempo real sobre o estado de todos os equipamentos (UPS, Contadores de Energia, Unidades de Climatização, entre muitos outros) e quadros elétricos, o que possibilita a realização de relatórios energéticos extremamente completos, permitindo procedimentos de manutenção preventiva e corretiva muito mais exatos e eficientes.

Telecom

NOC – Monitorização ativa

Rui Ribeiro, diretor Geral da IP Telecom acrescenta que “o primeiro passo de uma estratégia de qualidade, como aquela que procuramos na IP Telecom, é o de garantir que a infraestrutura base está sustentada operacionalmente. O segundo passo é torná-la eficiente e resiliente, de forma a obter custos otimizados, potenciar novos negócios, baixando a nossa pegada de carbono, o que é algo que valorizamos. No final do dia, poder proporcionar às nossas equipas uma melhor qualidade de vida, dado que estão mais confiantes na sua infraestrutura, e aumentar a satisfação dos nossos clientes, faz-nos realmente acreditar que esta parceria com a Schneider Electric foi, e continuará a ser, uma mais valia para a IP Telecom”.