Licenciamento e Certificações

Empresa licenciada pela Autoridade Nacional de Comunicações, ANACOM
  • Prestador de Serviço Fixo Telefónico – Licença ICP-06 SFT/2001

  • Operador de Redes Públicas no Território Nacional – Licença ICP-09 RPT/2001

  • Prestador de Serviços de Transmissão de Dados e Serviços Internet – Registo ICP-005/2001

  • Operador de serviços de voz através da Internet (VoIP) de uso nómada – Declaração ICP-ANACOM n.º 09/2009)

  • Operador autorizado a operar o Sistema GSM-R

Certificação ISO/IEC 27001
A IP Telecom é certificada de acordo com a ISO/IEC 27001.

O Sistema de Gestão da Segurança da Informação da IP Telecom encontra-se implementado nos processos operacionais e aplicacionais de suporte dos serviços de Cloud Solutions, Housing e Hosting que suportam os datacenters em Lisboa, Porto e Viseu e os respetivos escritórios de apoio.

Política de segurança da informação

A IP Telecom está dotada de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI) que se traduziu na atribuição do Certificado de Conformidade ISO/IEC 27001.

Este Sistema abrange os processos mais críticos, nomeadamente os serviços Cloud Computing, Alojamento de Bastidores em Centro de Processamento de Dados (CPD) e Hosting de Aplicativos que a IP Telecom disponibiliza ao mercado e que se encontram disponíveis nos Datacenters de Lisboa, Porto e Viseu.

A Segurança da Informação da IP Telecom é definida através de mecanismos de controlo adequados às suas necessidades e realidade, verificados e auditados ao longo de um ano pelas entidades competentes, com especial incidência no garante da confidencialidade, integridade e disponibilidade da mesma.

O objetivo do Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI) da IP Telecom é garantir a proteção dos seus ativos de informação, a continuidade do seu negócio e a mitigação dos seus riscos, prevenindo os incidentes de segurança e reduzindo o seu potencial impacto.

Por Ativo entende-se qualquer componente (seja humano, tecnológico, software, ...) que sustenta um ou mais processos de negócio no âmbito da segurança da informação e que possui um valor intrínseco para a IP Telecom. A informação é um dos principais ativos da IP Telecom. Quanto maior for o valor da informação, maiores são os riscos associados à sua perda, deterioração, manipulação indevida ou maliciosa.

A Segurança da Informação consiste em proteger a informação e os seus ativos em cinco pilares: Confidencialidade, Integridade, Disponibilidade, Autenticidade e Irretratabilidade / Não repúdio.

 IP Telecom assume a Política de Segurança da Informação, tendo em vista a eficácia da mesma, comprometendo-se a:

  • Proteger os ativos de informação contra todos os acessos não autorizados;

  • Preservar a confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação;

  • Cumprir os requisitos legais, legislativos, regulatórios e contratuais aplicáveis;

  • Definir, manter e testar os Planos de Continuidade de Negócio;

  • Promover a valorização dos colaboradores, através de formação e sensibilização em segurança de informação;

  • Reportar e investigar todos os incidentes relacionados com a segurança de informação;

  • Usar controlos criptográficos para proteger informação pertencente à IP Telecom;

  • Reportar e investigar todos os incidentes relacionados com a segurança de informação;

  • Garantir que a Política de Segurança da Informação está alinhada com a estratégia de gestão do risco definida no SGSI;

  • Garantir que todas as equipas estão comprometidas com o cumprimento da Política de Segurança da Informação;

  • Divulgar a Política de Segurança da Informação junto de Clientes, Fornecedores, Parceiros e Colaboradores;

  • Avaliar a execução da Política de Segurança da Informação e, dentro do propósito de melhoria contínua, assegurar a sua revisão anual, ou sempre que ocorram alterações que o justifiquem.

O critério de avaliação dos riscos utilizado na metodologia do cálculo de risco definida no SGSI, baseia-se no valor do ativo para o negócio, no impacto do evento para a confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação e na probabilidade da ocorrência deste.

A Política de Segurança da Informação é suportada por outras políticas e restante documentação do SGSI, incluindo políticas de utilização de recursos, gestão de utilizadores e acessos.

O cumprimento da Política de Segurança da Informação é obrigatório.

Certificação ISO9001
A IP Telecom é certificada de acordo com a ISO 9001.

​​​​​​​O Sistema de Gestão da IP Telecom assenta numa abordagem de gestão de processos e abrange as atividades: desenvolvimento, gestão e operação de soluções de tecnologias de informação, de infraestruturas de redes e telecomunicações e seu alojamento.