A IP TELECOM é oficialmente “Day-1 Member of the GAIA-X AISBL” do projeto European Data Infrastructure Gaia-X.
O projeto GAIA-X apoia os objetivos da estratégia de dados europeia e que enfatiza as oportunidades económicas e sociais dos dados, bem como os valores e as leis europeias (por exemplo, RGPD).
O objetivo comum, das organizações que aderem ao projeto, é transformar o GAIA-X como base para uma infraestrutura de dados europeia soberana, que forneça interoperabilidade entre diferentes entidades de gestão e processamento de dados por meio de serviços federados. Uma das principais tarefas será garantir que os prestadores de serviços Cloud, e utilizadores corporativos, possam obter o máximo da infraestrutura Cloud federada GAIA-X e dos recursos que serão disponibilizados por meio deste novo Hyperscaler virtual europeu.
Nos passados dias 18 e 19 de novembro de 2020, teve lugar “GAIA-X Summit: a cimeira pan-europeia Gaia-X” para melhor compreender o âmbito do projeto e os objetivos.

A participação no projeto foi aberta a todas as empresas europeias interessadas na iniciativa, o processo foi iniciado pela Alemanha e França, e visa o estabelecimento e desenvolvimento de uma nuvem federada da UE. Esta será uma plataforma europeia para definir critérios e padrões comuns para a gestão de dados e serviços Cloud, em linha com o conceito de soberania tecnológica europeia. São 159 empresas que fazem parte do projeto Gaia-X, como Day-1-Member.
Para Rui Ribeiro, Diretor Geral da IP Telecom, “esta participação da IP Telecom num modelo federado de importância estratégica europeia, representa mais um passo no posicionamento da empresa e do nosso país, num eixo Atlântico, como um Hub de dados europeu entre os vários continentes.”.