IP Telecom reforça papel em infraestruturas estratégicas de conectividade digital

Notícias IP Telecom
Telecomunicações e Infraestruturas
  • CUI - Nato

Em reunião da NATO, a convite do Ministério da Defesa Nacional, a IP Telecom interveio nos vários painéis onde foram abordados temas de segurança em cabos submarinos e infraestruturas subaquáticas.

A IP Telecom participou na segunda reunião da Task Force da ‘NATO Critical Underwater Infraestruture’, (CUI), que decorreu nos dias 20 e 21 de novembro, em Roma. 

A convite do Ministério da Defesa Nacional, as intervenções da IP Telecom abordaram as especificidades de Prevenção, Deteção, Resposta, Recuperação e Dissuasão, nomeadamente de ações maliciosas.

A IP Telecom contribui hoje de forma ativa para o garante de infraestruturas de conectividade digital. Com o cabo submarino Atlantic CAM será dado um passo muito significativo também na monitorização da Zona Económica Exclusiva (ZEE), com capacidades acrescidas de deteção de fenómenos extremos como sismos e tsunamis, e uma especial atenção às componentes de mitigação de vulnerabilidades e salvaguarda da informação.

Além da IP Telecom, estiveram presentes representantes de entidades dos países membros, com destaque para a Direção-Geral de Política de Defesa Nacional e a Representação Permanente de Portugal junto da NATO.

O NATO ´'Critical Underwater Infraestruture' é um Grupo de Trabalho criado em 2024 pela NATO, no âmbito do 'Maritime Centre for Security of Critical Undersea Infrastructure'.

Notícia NATO