Tecnologias de Informação
Telecomunicações e Infraestruturas
  • Assinatura do Contrato para a construção do Novo Anel CAM : fotografia 2
  • PCA discursa na Assinatura do Contrato para a construção do Novo Anel CAM: fotografia 1
  • Assinatura do Contrato para a construção do Novo Anel CAM : fotografia 3
  • Assinatura do Contrato para a construção do Novo Anel CAM : fotografia 4
  • Assinatura do Contrato para a construção do Novo Anel CAM : fotografia 5
  • Assinatura do Contrato para a construção do Novo Anel CAM : fotografia 6
  • Assinatura do Contrato para a construção do Novo Anel CAM : fotografia 7

O Novo Anel CAM, um sistema de Cabos Submarinos que ligará o Continente às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, trará melhorias ao desempenho das comunicações eletrónicas.

Aconteceu hoje, dia 13 de março, na sede da Infraestruturas de Portugal (IP), a assinatura do contrato para Execução da Empreitada para Conceção, Construção, Fornecimento, Instalação, Montagem e Entrada em Exploração do Cabo de Fibra Ótica Submarino de Telecomunicações do novo Anel CAM (CAM-Continente Açores Madeira) entre a IP e a Alcatel Submarine Networks (ASN).

No evento estiveram presentes o Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, o Secretário de Estado Adjunto e das Infraestruturas, Frederico Francisco e o Vice-Presidente de Sales & Marketing da ASN, Paul Gabla, que foram acompanhados por Miguel Cruz, Presidente do Conselho de Administração do Grupo e restantes membros.

Também foram representadas várias entidades de destaque nacional, nomeadamente, do Conselho Superior de Obras Públicas e Transportes, da ANACOM, do Gabinete Nacional de Segurança, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil e ainda do IPMA - Instituto Português do Mar e Atmosfera.

Novo Anel CAM

Atualmente, a interligação entre Portugal Continental, a Região Autónoma dos Açores, a Região Autónoma da Madeira e entre as próprias regiões autónomas, é assegurada por um sistema doméstico de cabos submarinos denominado Anel CAM.

Dada a necessidade de substituir o atual sistema, em operação desde 1999, o Governo decidiu promover a implementação de um novo Anel CAM de ligação entre o Continente e as Regiões Autónomas garantindo desta forma a continuidade e coesão territorial, também na vertente digital, aumentando a sua capacidade e redundância e diminuindo significativamente os preços das interligações.

Nesse sentido, a IP foi mandatada para implementar este projeto até ao final do ano 2026, garantindo não só a execução do investimento de cerca de 154,4 milhões de euros, cofinanciado por fundos comunitários do Programa CEF Digital, mas também a sua operação durante os próximos 25 anos a partir da empresa participada do Grupo, a IP Telecom.

No âmbito do projeto, foi considerado como prioridade a obtenção de uma solução de longo prazo que satisfizesse as atuais e futuras necessidades de conectividade, com maior capacidade de transmissão, capacidade de resposta ao desafio do aumento da conectividade que se espera no futuro, nomeadamente pela generalização das tecnologias de comunicação móvel 5G e pela crescente digitalização da sociedade.

Para responder a estas necessidades estruturais vai ser criado o novo Anel CAM, aproveitando a posição geográfica privilegiada de Portugal - um país com características únicas para amarrações de cabos submarinos - criando uma plataforma internacional de amarração de cabos que promoverá a localização, em Portugal, de plataformas digitais e centros de armazenamento e computação de dados, num contexto onde estas estruturas de dados têm uma importância crescente e fundamental para a economia digital.

O sistema Anel NOVO CAM terá 3.812 quilómetros de extensão total de cabo submarino e terá uma topologia em anel, com seis pares de fibra ótica e uma capacidade total estimada de pelo menos 150 Tbps, muito superior à capacidade atual.

O Anel CAM integrará também uma componente inovadora SMART (Science Monitoring And Reliable Telecomunications), para deteção sísmica, monitorização climática e ambiental e transmissão de dados para fins científicos, que vai contar com a colaboração do IPMA.

Este sistema assume uma importância estratégica para Portugal proporcionando conectividade de base adequada para as regiões autónomas, aumentando a resiliência dessas regiões do ponto de vista económico e social, e também fornecendo um facilitador crítico para que empresas, entidades públicas e cidadãos tenham melhor acesso, mais económico e com capacidade e desempenho muito elevados a redes mundiais de conectividade digital.

Conheça a apresentação do projeto aqui:

Apresentação do Anel CAM - Sistema de Cabos Submarinos

O conteúdo desta publicação é da exclusiva responsabilidade da Infraestruturas de Portugal, S.A. e não reflete necessariamente a opinião da União Europeia.