A IP e a IP Telecom fazem parte do consórcio da Agenda NEXUS, um dos projetos selecionados no âmbito das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
No dia 24 de janeiro decorreu, nas instalações da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), a Conferência de Arranque da Agenda NEXUS.
A sessão de abertura contou com a presença do ministro das Infraestruturas, João Galamba, e do secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, em representação do ministro da Economia e do Mar que salientaram a importância que a transição digital e energética abordada neste projeto têm para a modernização e competitividade da economia nacional e do Porto de Sines, em particular.
A Agenda NEXUS é um dos projetos selecionados no âmbito das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O principal objetivo é digitalizar e descarbonizar a cadeia logística associada ao corredor do Porto de Sines. Este projeto, liderado pelo Porto de Sines, engloba 35 parceiros, que irão investir cerca de 91 milhões de euros até 2025.
A IP e a IP Telecom fazem parte do consórcio, tendo estado representadas por Vanda Nogueira, Vogal do Conselho de Administração da IP e Presidente do Conselho de Administração da IP Telecom, por Francisco Ganhão, da Direção de Estudos e Inovação da IP e por Rui Ribeiro, Diretor Geral da IP Telecom e Filipe Frasquilho, Diretor do Departamento de Negócio Data Center & Cloud da IP Telecom.
A conferência contou com quatro sessões de debate, cobrindo as seguintes temáticas:
- A Inovação na Cadeia de Abastecimento;
- Transição Energética na Cadeia Logística;
- A Inteligência Artificial e Cibersegurança aplicada aos Portos e Logística;
- O Poder dos Dados.
Estas sessões foram moderadas por especialistas internacionais, que integram o Comité Científico, Técnico e de Inovação do projeto.
Para além destas sessões, foi feita a apresentação do projeto europeu MAGPIE que tem como objetivo promover um crescimento decisivo no abastecimento e consumo de combustíveis verdes no transporte marítimo, contribuindo para a descarbonização do setor e apresentando soluções inteligentes no âmbito da digitalização e automação, pelo líder do projeto - Porto de Roterdão. O Porto de Sines integra este projeto enquanto Fellow Port.