Licenciamento e Certificações

Empresa licenciada pela Autoridade Nacional de Comunicações, ANACOM
  • Prestador de Serviço Fixo Telefónico – Licença ICP-06 SFT/2001

  • Operador de Redes Públicas no Território Nacional – Licença ICP-09 RPT/2001

  • Prestador de Serviços de Transmissão de Dados e Serviços Internet – Registo ICP-005/2001

  • Operador de serviços de voz através da Internet (VoIP) de uso nómada – Declaração ICP-ANACOM n.º 09/2009)

  • Operador autorizado a operar o Sistema GSM-R

Certificação ISO/IEC 27001
A IP Telecom é certificada de acordo com a ISO/IEC 27001.

O Sistema de Gestão da Segurança da Informação da IP Telecom encontra-se implementado nos processos operacionais e aplicacionais de suporte dos serviços de Cloud Solutions, Housing e Hosting que suportam os datacenters em Lisboa, Porto e Viseu e os respetivos escritórios de apoio.

Política de segurança da informaçãoA IP Telecom está dotada de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI) que se traduziu na atribuição do Certificado de Conformidade ISO/IEC 27001.

Este Sistema abrange os processos mais críticos, nomeadamente os serviços Cloud Computing, Alojamento de Bastidores em Centro de Processamento de Dados (CPD) e Hosting de Aplicativos que a IP Telecom disponibiliza ao mercado e que se encontram disponíveis nos Datacenters de Lisboa, Porto e Viseu.

A Segurança da Informação da IP Telecom é definida através de mecanismos de controlo adequados às suas necessidades e realidade, verificados e auditados ao longo de um ano pelas entidades competentes, com especial incidência no garante da confidencialidade, integridade e disponibilidade da mesma.

O objetivo do Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI) da IP Telecom é garantir a proteção dos seus ativos de informação, a continuidade do seu negócio e a mitigação dos seus riscos, prevenindo os incidentes de segurança e reduzindo o seu potencial impacto.

Por Ativo entende-se qualquer componente (seja humano, tecnológico, software, ...) que sustenta um ou mais processos de negócio no âmbito da segurança da informação e que possui um valor intrínseco para a IP Telecom. A informação é um dos principais ativos da IP Telecom. Quanto maior for o valor da informação, maiores são os riscos associados à sua perda, deterioração, manipulação indevida ou maliciosa.

A Segurança da Informação consiste em proteger a informação e os seus ativos em cinco pilares: Confidencialidade, Integridade, Disponibilidade, Autenticidade e Irretratabilidade / Não repúdio.

 IP Telecom assume a Política de Segurança da Informação, tendo em vista a eficácia da mesma, comprometendo-se a:

  • Proteger os ativos de informação contra todos os acessos não autorizados;
  • Preservar a confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação;
  • Cumprir os requisitos legais, legislativos, regulatórios e contratuais aplicáveis;
  • Definir, manter e testar os Planos de Continuidade de Negócio;
  • Promover a valorização dos colaboradores, através de formação e sensibilização em segurança de informação;
  • Reportar e investigar todos os incidentes relacionados com a segurança de informação;
  • Usar controlos criptográficos para proteger informação pertencente à IP Telecom;
  • Reportar e investigar todos os incidentes relacionados com a segurança de informação;
  • Garantir que a Política de Segurança da Informação está alinhada com a estratégia de gestão do risco definida no SGSI;
  • Garantir que todas as equipas estão comprometidas com o cumprimento da Política de Segurança da Informação;
  • Divulgar a Política de Segurança da Informação junto de Clientes, Fornecedores, Parceiros e Colaboradores;
  • Avaliar a execução da Política de Segurança da Informação e, dentro do propósito de melhoria contínua, assegurar a sua revisão anual, ou sempre que ocorram alterações que o justifiquem.

O critério de avaliação dos riscos utilizado na metodologia do cálculo de risco definida no SGSI, baseia-se no valor do ativo para o negócio, no impacto do evento para a confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação e na probabilidade da ocorrência deste.

A Política de Segurança da Informação é suportada por outras políticas e restante documentação do SGSI, incluindo políticas de utilização de recursos, gestão de utilizadores e acessos.

O cumprimento da Política de Segurança da Informação é obrigatório.

Certificação ISO9001
A IP Telecom é certificada de acordo com a ISO 9001.

O Sistema de Gestão da IP Telecom assenta numa abordagem de gestão de processos e abrange as atividades: desenvolvimento, gestão e operação de soluções de tecnologias de informação, de infraestruturas de redes e telecomunicações e seu alojamento. Gestão do canal técnico rodoviário.

Certificação ISO/IEC 20000-1
A IP Telecom é certificada de acordo com a ISO/IEC 20000-1.

O Sistema de Gestão de Serviços da IP Telecom encontra-se implementado no suporte a clientes externos para dois grupos de serviços, Housing e IPT Cloud, a partir do Centro de Operações e Monitorização NSOC em Lisboa, abrangendo as atividades de atendimento, supervisão das redes e sistemas, de acordo com o Catálogo de Serviços em vigor.