NETWORK OPERATIONS CENTER (NOC)

O NETWORK OPERATIONS CENTER (NOC) é o Centro de Gestão e Supervisão das redes e sistemas que constituem a infraestrutura de Telecomunicações da IP TELECOM. Criado em 2002, o NOC está em funcionamento em regime contínuo 24h x 7 dias, dando suporte ao serviço pós-venda.

O NOC detém competências para prestar o serviço de supervisão de redes e sistemas da IP TELECOM, assim como para os seus clientes, garantindo, de forma centralizada, a supervisão e o reencaminhamento de ocorrências e Qualidade dos níveis de serviços prestados (SLAs).

Das suas competências destacamos:

  • Monitorização contínua das Redes e Sistemas e despiste de situações anómalas;
  • Articulação e interação com os Clientes, Centros de Intervenção e Equipas Técnicas na resolução das ocorrências e de trabalhos programados;
  • Registo de ocorrências e elaboração de relatórios de Cumprimento de SLAs;
  • Videovigilância de Áreas Técnicas Críticas (Datacenters e Salas de Sistemas).

O serviço de Supervisão de Redes é suportado por uma plataforma que consiste num sistema centralizado de monitorização e supervisão do funcionamento global de Redes e Sistemas, abrangendo um conjunto alargado de equipamentos, sistemas, redes, instalações de suporte e infraestruturas de Telecomunicações.

Este serviço permite, de uma forma centralizada, controlar a qualidade dos serviços prestados e coordenar todas a atividades relacionadas, sendo operado por técnicos que interagem entre si sempre que necessário e/ou com as equipas técnicas de manutenção da IP TELECOM, de forma a assegurar uma resposta pronta e eficaz na atuação e seguimento das ocorrências.

A flexibilidade da plataforma de supervisão de suporte ao Serviço de Supervisão permite a integração de Redes e Sistemas externos, através de acesso remoto às infraestruturas dos Clientes. A plataforma permite ainda a integração de outros sistemas de supervisão ou gestão existentes, integrando-os na mesma plataforma, ou ainda remotizando o respetivo Centro de Gestão (Human Machine Interface).