CIBER PERSEU 2016

2016-11-20
A IP Telecom participou, pelo terceiro ano consecutivo, no Ciberdefesa CIBER PERSEU 2016, exercício organizado pelo Exercito Português que decorreu nas instalações da Academia Militar em Lisboa.
 
O exercício, que decorreu de 7 a 11 de novembro, teve por objetivo testar a capacidade de defesa a ataques cibernéticos por parte das Forças de Defesa Nacionais, no caso em particular do Exército Português, num cenário de ocorrência de eventos deste tipo com origem quer nacional ou internacional, que possam afetar as Comunicações e Sistemas de Informação que suportam o Comando e Controlo do Exército bem como das principais infraestruturas nacionais e onde a IP Telecom se enquadra.
 
O exercício teve como audiências de treino, para além do Exército, outras instituições militares e civis, tendo a IP Telecom participado na qualidade de “jogador” operador de infraestrutura crítica de telecomunicações. No decorrer dos trabalhos foram criados eventos com incidência em temas como “ransonware”, ataques DDoS, sistemas IoT comprometidos, quebras generalizadas de energia, entre outros e testadas as capacidades de reação.
 
Alem da área das Telecomunicações, onde a IP Telecom marcou presença, estiveram presentes entidades das áreas dos sectores Bancário, Sistema de Saúde, Sistemas de Transportes, Energia Elétrica, Redes de Abastecimento de Agua, Redes de Comunicações de Emergência e Governo Regional da Madeira.